O DUALISMO DO SUCESSO: O JOVEM E A ESCOLA, UMA AQUISIÇÃO PARA A VIDA
Luciene Paulo S. Oliveira
Rubia Alessandra A. M. Silveira
Lucinda Almeida da Silva
Elizangela Aparecida da Silva Nascimento
RESUMO
O presente artigo trata – se de uma pesquisa realizada com os alunos da Escola Estadual José Domingos Fraga com o objetivo de descobrir: O que o jovem atual pensa em relação à escola? Quais serão as necessidades dos alunos desta escola, e o que mudou na relação do jovem e escola? Considerando as mudanças das tendências pedagógicas ocorrida na escola através do tempo. Analisando o papel da escola atual e sua função social. E como o ambiente escolar pode influenciar na formação do caráter de uma pessoa, na vida pessoal, profissional e até mesmo na hora de tomar decisões. Fatores esses fundamentais que por sua vez estão diretamente ligados a trajetória do jovem na escola.
Palavras-Chave: Jovem. Escola. Aprendizado.
Introdução
O jovem e a escola ao longo do tempo têm passado por grandes transformações. Resultado das mudanças ocorridas na sociedade e o meio que ambos estão inseridos. Antigamente estudar era privilegio de alguns, que normalmente pertenciam a uma classe social elevada.
Atualmente garantido pela lei 12.852 05 de Agosto 2013 referente aos direitos e das políticas públicas de juventude estudar é um direito de todos. Diante de tantas modificações históricas, sociais e políticas, existe uma indagação: O que o jovem atual pensa em relação à escola?
Entrar nesse universo é poder constatar as diferentes relações que faz parte da vida de todos que passam pela escola, que em seu contexto passou por diversas tendências de ensino, as quais tinham resultados diretos nas atitudes de seus alunos. Cada tendência [1]pedagógica continha o reflexo social da época, estava ligada ao pensamento e regimento implícito e explícito que todos tinham que seguir.
O perfil do jovem estudante, no entanto também sofreu alteração, houve um tempo que ir para a escola não passava de uma obrigação pouco interessante. Hoje em nossa sociedade, o jovem tem o seu objetivo, e os seus direitos, dentro da escola a sua cultura, os seus saberes devem ser respeitados.
Seria impossível falar sobre jovem e a escola sem falar do professor, afinal é através dele que todo o propósito escolar se cumpre. Com a transformação de um professor autoritário, para um professor que escuta e também aprende com os alunos. Portanto jovens (alunos) e professores são peças fundamentais, um é dependente do outro e esta relação se condensa na sala de aula da escola.
Diante dessa nova reflexão buscamos na cidade de Sorriso, MT uma escola que tem desenvolvido uma função importante na sociedade.
DISCUSSÃO TEÓRICA
Para a professora (Bianchini, 2011, p.02) a escola precisa ser acolhedora e estruturar – se de maneira dinâmica para estimular os alunos a se manifestar. Precisa organizar atividades que favoreçam o convívio extraclasse. A escola também é o lugar onde convívio com a diferença entre cultura, raça, religião e outras realidades, que lhe é algo extremamente peculiar.
Sendo assim é preciso que haja maneiras para trabalhar isso, mostrando que sermos diferentes uns dos outros é algo bom e que essas diferenças precisam ser respeitadas. A autora acredita que o jovem cria expectativa em relação à escola espera sentir – parte dela e poder dela se orgulhar.
Para Juarez Dayrell o jovem aluno ao chegar à escola traz consigo uma diversidade sociocultural, e que a origem vivida, a cultura individual de cada um terá uma influência no modo com o qual cada jovem irá construir sua trajetória escolar. Sendo assim o aluno é visto como uma construção histórica.
[...] buscam superar uma tendência ainda presente entre pesquisadores e educadores em considerar o aluno como uma categoria homogênea e abstrata, reduzida a um dado natural, sem levar em conta essas múltiplas variáveis em que o constituem como sujeito. (Dayrell, 2012, p.03)
Até então a escola sempre foi o foco com a preparação pedagógica preocupados com o fazer, ligados a avaliação de resultados. O autor ressalta que nos últimos anos existe uma reflexão sobre a instituição escolar na sua relação com jovem.
A escritora e professora (Arroyo, 2010, p.02) acredita que deveria existir na escola outras formas de interação mais atrativa como a música, por exemplo, a interação entre jovens, música e escola é um método que vem quebrando paradigmas e auxiliando na aprendizagem dos alunos. Através do trabalho da música que envolve sentimentos, percepção e corporalidade, com os jovens na escola novos vínculos são formados, é algo interativo que precisa da participação de todos, podendo trabalhar vários temas e abordagens. Para a autora é necessário que a escola inove, seja um lugar criativo e prazeroso que se houvesse aula de música em todas as escolas, isso contribuiria para outra realidade de vida dos alunos.
ESTUDO DE CASO
A Escola Estadual José Domingos Fraga foi o objeto de estudo da nossa pesquisa, realizada com alguns alunos, através de questionários, que procurou identificar: qual o seu objetivo ao ir à escola?
Foi possível classificar as respostas em dois grupos distintos que são eles. O primeiro grupo com somente duas respostas sendo elas: Aluno x bagunçar e come [sic] lanche. Aluno y Bagunçar e comer lanche [sic].
O outro grupo, sendo a maioria dos alunos registrou que sabem o que querem para o seu futuro. Respostas citadas: Ser alguém na vida [sic], não quero trabalhar no sol [sic]. Vou em busca do conhecimento [sic]. Aprender para poder fazer uma faculdade [sic]. Aprender as coisas para que no futuro eu possa ter um emprego melhor [sic]. Essas declarações expressam o real significado de estudarem. Os jovens alunos entendem a importância da aprendizagem através da escola. Reconhecendo que somente estudando poderão ter novas oportunidades, e a perspectiva de uma vida melhor.
Em sua opinião a sua escola de alguma maneira tem influência na sua vida?
Apenas três alunos responderam que não, os outros alunos afirmam a influência da escola em respostas como: Influência e muito, pois é aqui que estou formando minha opinião e vejo que estou sendo prejudicado pelos alunos que não querem estudar [sic]. Sim, tem me influenciado em um bom caminho pro meu futuro [sic]. Sim, porque o tempo que eu passo estudando eu poderia estar matando ou roubando [sic]. Sim, pois preciso dela para ter uma vida digna [sic]. Essas respostas refletem também o papel social da escola, como auxiliadora na formação do jovem, imprimindo neles valores e conceitos e o quanto o termo “escola” vai além dos ensinamentos de leitura, calculo, história etc.
Qual a sua opinião sobre a gestão escolar professores, coordenação e direção?
Cinco alunos responderam que a gestão é ruim. Os outros alunos relatam: Os professores se desdobram para conseguir ensinar seus conhecimentos, o gestor se desdobra para manter a estrutura funcionando principalmente com o vandalismo quebrando tudo para reclamar depois. Fico pensando será que o problema é a escola ou os alunos sem compromisso?[sic]. Muito bons ótimos professores e ótima equipe diretiva [sic]. Sim ótimos [sic]. Diante dessas perspectivas é possível observar, a aceitação da maioria dos alunos em relação à equipe diretiva. Comprovando a eficiência e o empenho de uma boa administração escolar.
Você acredita que os alunos poderiam ter mais participação nas questões que envolvem a escola e eles próprios?
Apenas um aluno respondeu que não. Os outros alunos representados por essa resposta declaram: Sim, porque eles (alunos) também devem dar suas opiniões para o melhoramento da escola [sic]. Os alunos expressam o desejo serem ouvidos, eles acreditam que poderiam ter mais participação nas questões quem os envolve, relatam que gostariam de ser consultados em muitas decisões da escola, e que isso melhoraria o rendimento e a interação escolar.
Você acha que essa escola poderia ser melhor? Como ou por quê?
Todos os alunos acreditam que sempre tem algo para melhorar, sugeridos nos exemplos citados: Sim, organizando as salas. Fazendo mais atividades interativas que ajudem os alunos a se conhecerem melhor e interagir mais. Criando alguns mecanismos, e a participação dos alunos, eles acreditam que muitas coisas poderiam melhorar na rotina escolar.
No seu ponto de vista a sua escola tem um ensino de qualidade? E a sua estrutura física é satisfatória?
Não, foi à resposta de quatro alunos referente ao ensino de qualidade, justificando que faltam livros e material didático quando necessário. Os outros alunos responderam sim, afirmando o ensino ter alta qualidade e professores qualificados. Quanto à estrutura física o anseio de todos é o desejo de que a escola tenha uma quadra esportiva. Também desejam que sala de aula tenha ar condicionado, fechaduras em algumas portas. Enfim, a estrutura física está precisando de manutenção e alguns reparos necessários para o bom funcionamento escolar.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
De algum modo dentro da sua cultura erudita, a escola precisa dar mais atenção quanto o seu papel na vida do jovem e na formação do seu caráter. A
escola contemporânea, vai além dos muros de um prédio, a sua função é muito mais que ensinar. As novas gerações de “mestres” compreendem que em suas mãos estão pessoas que precisam conhecimentos científicos e teóricos sim, mas que cada aluno deve ser olhado de uma forma especial. Sabem que o papel da escola é de contribuir na formação de cada aluno, construindo cidadãos críticos e reflexivos que um dia estarão nas lideranças de famílias, empresas, e País. Tal responsabilidade esta sendo dialeticamente reformulada, nos dias atuais, é Importante considerar que, o trabalho da escola não esteja preso a ações de aprovação e reprovação dos alunos e nessa fase da vida onde os sonhos e a vontade de conquistar se faz tão presente, a escola muitas vezes é o lugar de refúgio e a esperança de uma vida melhor.
Portanto diante desses resultados é possível observar que esta escola está no processo de um desenvolvimento importante, desempenhando nas vidas dos alunos, construindo, significados e valores. É possível perceber que os seus alunos desejam mais que um lugar para estudar. Desejam ter mais participação e ser ativos nessa construção, como parte de uma sociedade vinculada a uma escola que faz a diferença. Assim esta escola está no caminho de um aprendizado promissor, onde os integrantes estão comprometidos, na busca de uma educação melhor.
BIBLIOGRÁFIA
BIANCHINI, Patrícia, Escola x Juventude, disponível em < http:// www.meuartigo.brasilescola.com html>. Acesso em 15 Out 13.
ARROYO, Margarete, Escola Juventude e Música, disponível em < http:// www.seer.ufrgs.com.br html> Acesso em 04 Nov 13.
DAYRELL, Juarez, Juventude e Escola, disponível em < http: // www.gestrado.org html > Acesso em 15 Out 13.
[1] Na tendência tradicional a palmatória era algo visto como aceitável e necessária, nos dias atuais é considerada agressão física.